Ícone alego digital Ícone alego digital

Concurso Alego 2025

22 de Dezembro de 2025 às 15:00
Concurso Alego 2025

Encerrado o prazo de inscrições para o certame da Casa, a Agência de Notícias detalha a distribuição de cargos e vagas, incluindo o percentual reservado aos cotistas, e destaca as datas as quais os candidatos devem se atentar. 

Quais as próximas datas-chave no cronograma do concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego)? Como é a distribuição de vagas por cargos e cotas? Qual o percentual de acertos necessário para ser aprovado e classificado entre as vagas oferecidas?

Para tratar dessas questões, a Agência Assembleia de Notícias traz os infográficos abaixo e explora um pouco mais o tópico abordado em cada um deles.

A questão do percentual de acertos necessário não tem resposta precisa. O que existe – para alguns cargos – é o parâmetro de concursos recentes de assembleias legislativas também realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca responsável pelo certame da Alego.

Vagas se distribuem por 18 cargos; 25% das vagas são reservadas a cotas

Começando pelas vagas. As 101 oferecidas no concurso da Alego se distribuem por 18 cargos. Dez desses cargos são inéditos, e parte dos outros, embora já exista, não foi ofertada no concurso de 2018, como detalhado nesta matéria.

Entre as 101 vagas, cinco são destinadas a pessoas com deficiência (PcDs) e 20 a candidatos negros, conforme legislação recente em Goiás. A Lei Estadual no 23.389, de 6 de maio de 2025, reserva aos negros 20% das vagas de concursos públicos ou seleções simplificadas para cargos efetivos e empregos públicos no Executivo e Legislativo goianos.

A tabela com todas as vagas detalhadas pode ser vista aqui.

Relação de candidatos/vaga deve ser anunciada em janeiro

São muitas as datas especificadas no cronograma divulgado pela FGV. O infográfico abaixo destaca nove delas.

No dia 26 de dezembro, por exemplo, haverá a publicação da relação preliminar de inscrições deferidas e indeferidas de todos os candidatos, assim como a relação preliminar de atendimentos especiais para a realização das provas. Os dias 29 e 30 estão previstos como datas de interposição de recursos contra essas relações divulgadas.

Do mesmo modo, há dias para recursos em outras partes do concurso não inclusas no infográfico abaixo. Confira o cronograma completo divulgado pela FGV.

Concursos de outros parlamentos

A FGV organizou o concurso de outros nove legislativos estaduais. Pode-se acessá-los digitando “Assembleia” na busca da seção de concursos já realizados pela banca. São provas com disciplinas em comum com o previsto no concurso da Alego. Os concursos das assembleias do Maranhão (2023) e de Santa Catarina (2024) são os mais recentes.

A banca também é responsável por outros três concursos de parlamentos estaduais em andamento – do Rio de Janeiro, de Rondônia e do Amazonas. Pode-se buscá-los aqui. A prova do Legislativo do Amazonas foi aplicada em dezembro de 2025 e está disponível.

O concurso da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) ofertou o cargo de analista legislativo para candidatos com curso superior em qualquer área, também disponível no certame da Alego. As matérias cobradas foram as mesmas (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Noções de Informática, Regimento Interno e Conhecimentos Específicos), embora com diferenças do total de questões por matéria e no total da prova (80 na Alesc, 70 na Alego).

Na prova catarinense, a 1a colocada para analista legislativo acertou 88% das questões, e o 15º, posição que será a do último classificado na ampla concorrência nesse cargo na Alego, 75%. O 1º colocado entre as PcDs, por sua vez, teve aproveitamento de 70%.

Outro cargo em comum aos dois concursos é o de analista de sistemas. Na Alego, serão duas vagas. Na Alesc, o 2º colocado acertou 72,5% das questões.

Mais um cargo aberto tanto no Legislativo de Santa Catarina quanto no de Goiás foi o de contador. Na Alego, são três vagas. Na Alesc, o 3º colocado teve 78% de aproveitamento.

Não houve vagas para policial legislativo nos concursos de parlamentos estaduais recentes a cargo da FGV. No Maranhão, porém, houve o de assistente legislativo administrativo, um cargo de nível médio, assim como será o de policial na Alego. Aqui a comparação merece mais ressalvas, porque apenas parte das matérias coincide entre os dois cargos.

No Maranhão, a 30a colocada para assistente, posição da última vaga da ampla concorrência para policial legislativo na Alego, teve aproveitamento de 85%. O 8º colocado entre os candidatos negros acertou 83% das questões, e o 2º colocado entre os candidatos PcD, 70% (as cotas para policial na Alego têm nesses dois casos, respectivamente, oito e duas vagas).

Vale ressaltar que esses percentuais são apenas parâmetros. Embora a banca seja a mesma, e os órgãos públicos, equivalentes, é comum haver alguma variação de pontuações entre estados e entre uma prova e outra.

Agência Assembleia de Notícias - Repórter - Thiago Momm
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.